quinta-feira, 14 de abril de 2011

Novas atualizações.

Ficamos um tempo sem fazer atualização no nosso blog.
Dentro de alguns dias, estaremos postando toda semana, para estar por dentro do nosso terreiro, festas, homenagens, celebrações e obrigações.

TEPRA - Tenda Espírita Pai Roberto de Angola.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Homenagem a pmba gira poeira

Como realizamos todo ano, no segundo sábado da quaresma, demos uma homenagem a pomba gira poeira, e desta homenagem se tornou uma grande festa para todos os presentes e principalmente para essa pomba gira que mora em nossos corações.
          Apresentamos agora as fotos da homenagem a essa grande pomba gira.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lenda de Oxossi

orixa oxossi.jpg Conta-se no Brasil que Osóssi era o irmão mais jovem de Ogun e Esu, todos três filhos de Yemonjá. Esu, por ser indisciplinado, foi por ela mandado embora. Ogun trabalhava no campo e Osóssi caçava nas florestas vizinhas. A casa encontrava-se, assim, abastecida de produtos agrícolas e caça.
No entanto, um Babalaô alertou Yemonjá para o risco de Ossanyin, aquele que possuía o conhecimento das virtudes das plantas e vivia nas profundezas da floresta, enfeitiçar Osossi e obrigá-lo a ficar em sua companhia. Yemonjá ordenou então ao filho que renunciasse às atividades de caçador.
Ele, porém, de personalidade independente, continuou suas incursões pela floresta. Tendo encontrado Ossanyin, que o convidou a beber uma poção de folhas maceradas, caiu em estado de amnésia. Ficou, pois, vivendo em companhia de Ossanyin, como previra o Babalaô.
Ogun, inquieto com a ausência do irmão, partiu à sua procura, encontrando-o nas profundezas da floresta. Ele o trouxe de volta, mas Yemonjá irritada, não quis receber o filho desobediente. Revoltado com a intransigência materna, Ogun recusou-se a continuar em casa. Quanto a Osóssi, este preferiu voltar para a floresta, para perto de Ossanyin.
Yemonjá desesperada por ter perdido os três filhos, transformou-se em um rio.